quarta-feira, 12 de março de 2014

Hoje eu quero voltar sozinho

Eu não sei exatamente se alguém me indicou, ou se eu li em alguma time line, mas lembro que fui ver o curta sem muita expectativa, apenas por curiosidade, coisas que lemos nas redes sociais e que estamos por fora e procuramos conhecer. Surpreendi-me. Chamava-se “Café com leite”, o diretor era Daniel Ribeiro, 32 anos [...]

Denso, maduro, bem verdadeiro e de quebra com um final que foge do clichê (se bem que hoje em dia a maioria dos filmes está optando por não ter um final clichê, e isso de alguma forma não se torna clichê?!). A história é sobre um casal gay que precisa se adaptar a uma nova situação: um deles perde os pais e o irmão caçula passa a estar presente na vida do casal, interferindo em uma série de decisões. O filme rendeu um Urso de Cristal em Berlim. Foi a partir daí que fui buscar outros curtas do diretor e encontrei “Eu não quero voltar sozinho”, o curta mostra a história de Léo, que se apaixona por Gabriel, novo aluno na escola –para a decepção de sua melhor amiga Giovana, interpretada por Tess Amorim. 

De alguma forma era para esse diretor entrar na minha vida, acredito na energia do universo e na máxima “o que tem que ser será”. Uma noite, entre todas as outras que escolho tomar uma cerveja, eu decidi ir para a Praça Por do Sol em São Paulo. E adivinhem? Tinha uma gravação de um filme e eu fui acompanhar de perto. Os rapazes estavam sentados e de perfil e não consegui identificar os rostos. Fui informado que o nome do filme era “Todas as coisas mais simples do mundo” (título provisório) e que era um longa baseado no curta “Eu não quero voltar sozinho”. Sim, Ghilherme Lobo e Fabio Audi, Léo e Gabriel, respectivamente, estavam gravando uma cena externa bem ali na minha frente. 
O título definitivo se tornou "Hoje eu quero voltar sozinho” e mostra Léo decidido a fazer um intercâmbio para se livrar da rotina e questões de existência. Gabriel, novo aluno na escola, conhece Léo e o faz enxergar o mundo de uma outra maneira -para desespero de sua amiga Giovana. O longa foi escolhido o melhor da Mostra Panorama do Festival de Berlim pelo voto da crítica e ganhou o prêmio Teddy, destinado a longas com temática homossexual e tem data de estreia para 10 de abril de 2014.



Pré estreia 05/04, Shopping Bourbon Pompéia - Espaço Itaú de Cinemas e o protagonista Ghilherme Lobo na mesma sessão.